home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

UMA ANÁLISE REAL

  Existem pessoas que confundem o ambiente profissional com ambiente  familiar, atuando sem limites e sem a menor noção de hora, lugar e posição que ocupam. Isto é muito mais comum do que se imagina e acaba prejudicando seriamente a carreira de quem age desse modo.
          A procura por bons empregos é imensa  mas por outro lado nota-se que além da falta de preparo em termos de conhecimentos técnicos digamos assim, deparamo-nos também com a falta de preparo pessoal. Muitos “profissionais” de hoje não tem jogo de cintura, não tem humildade, não tem interesse em aprender e muito menos em servir, ou seja, todas as qualidades necessárias para subir na vida.
          As universidades formam pseudo profissionais aos  baldes , pessoas que não estão minimamente preparadas para as exigências do mercado real. As empresas sofrem  mas não tem muita opção a não ser contratar e acabam assumindo a responsabilidade de treinar com eficiência o que nem sempre dá certo  e assumindo um custo que também por muitas vezes é um custo perdido.
        Essa é a realidade que vivemos hoje e que deve ser combatida com a melhoria da educação desde o primeiro grau até a desbanalização do ensino universitário aonde milhares de faculdades podem emergir, sem o menor conteúdo temático mas que acabam atraindo pessoal pelo custo baixo e pouca duração de cursos com graduação  universitária.
       O resultado de tudo isto são profissionais sem preparo, sem ética, sem conteúdo algum e que nada tem a oferecer ao mercado de trabalho gerando assim uma grande massa de falsos profissionais. Isso na prática representa pessoas trabalhando e atendendo mal, atuando de forma inapropriada dentro das organizações, gerando conflitos, gastos, desgaste entre colegas e chefes, desmoralização de determinadas profissões e por aí vai.
       Como podemos melhorar esta situação sem depender de governos e medidas que parecem que nunca vão vir ? Assumindo o controle da situação. Fazendo uma auto análise fria de nossos conhecimentos, de nossa atuação no trabalho, do que não sabemos , do que não conseguimos dominar e que está nos prejudicando no trabalho, de nosso comportamento dentro da organização, de como somos vistos pelos chefes, da imagem que estamos demonstrando. É necessário que saibamos nos auto diagnosticar e depois corrigir nossas falhas, buscar aprimoramento, buscar conhecimento, buscar ajuda para sermos melhores profissionais, mais competentes e  assim podermos ser reconhecidos.
          De nada adianta fecharmos os olhos e pensar que somos os “tais” se sabemos lá no fundo que estamos falhando, é preciso coragem para enfrentar a si mesmo, para apontar-se erros e principalmente para buscar a melhoria mas é essa coragem que também é necessária para nos tornarmos campeões.



listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual