home biografia livro artigos contato busca BLOG Twitter

VITIMA

Todos nós temos a tendência a sentir-nos vítimas de alguma situação ou de alguém.
   Normalmente ao longo de nossas carreiras  usamos esta desculpa – somos vítimas- como forma de justificar baixo desempenho, ineficiência, incompatibilidade com colegas e procuramos desta forma aliviar nossa consciência e nossa responsabilidade.
 Ficar se fazendo de vítima é contra producente. Muitas pessoas que conheço se fazem de coitadas para não enfrentar a realidade mas por outro lado nunca conseguem se destacar no que fazem pois sempre estão na posição de vítimas.
   Para mudar esta situação e este comportamento, devemos focar no fato de que para crescer é preciso agir, atuar com firmeza e competência; enxergar além do que está sendo mostrado ou solicitado, visualizar algo a mais do que foi pedido ou pensado. Isto é trabalhar positivamente rumo ao sucesso.
   Obstáculos e dificuldades sempre existirão em nossa vida pessoal e profissional. Agir e ultrapassá-los é que se torna primordial e realmente agir como coitados ou como mártires não nos leva a nenhum lugar de destaque.
   O papel de vítima não combina com um profissional respeitado, de sucesso, com um vencedor. Todos em algum momento somos afetados por situações injustas, desgastantes, algumas vezes humilhantes, desconcertantes... mas o modo como encaramos e superamos estas situações em nossas vidas é que vai nos posicionar se vencedores ou fracassados.
    Pense bem, reflita e mude esta forma de pensar e agir. Pegue as rédeas e comande com vigor, sem sentir pena de si mesmo..aliás isto é o pior que pode nos acontecer, quando sentimos pena de nós mesmos, geralmente tomamos as piores decisões, nublamos nossa capacidade de avaliar com clareza  melhores opções.
    Contra os obstáculos só nos resta uma alternativa : ultrapassá-los  e tirar sempre que possível lições que nos enriqueçam de experiência para as próximas adversidades, fazer-se de vítima ? nem pensar.




listar todos artigos

versão para impressão

indique este artigo





  SIMONE CASTILLO - Textos motivacionais sobre comportamento e situações no trabalho. by Sentido Virtual